Comercial: (82)98743-1679 Suporte via Ticket
7 dicas sobre direção defensiva que você deve aprender agora!

7 dicas sobre direção defensiva que você deve aprender agora!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Tanto faz se você utiliza o carro para trabalhar ou apenas nos finais de semana: enfrentar o trânsito da cidade ou da estrada é algo que sempre traz consigo alguns riscos. Por isso, uma coisa que todo motorista tem em comum é o objetivo de chegar ao seu destino com segurança e sem imprevistos.

As exigências do trânsito em relação a estar atento, bem-disposto e consciente daquilo que está ao seu redor nem sempre são reconhecidas da maneira correta pelo motorista. Dirigir de forma segura é algo que pode ser o diferencial entre sofrer um acidente e evitar correr riscos.

No caso das empresas, principalmente, é indispensável prestar muita atenção a este assunto. Preservar a integridade dos colaboradores e usuários de frotas corporativas é uma obrigação e ainda proporciona uma significativa redução de gastos com multas, combustível e sinistros.

Pensando nisso, fizemos aqui uma lista com 7 dicas sobre direção defensiva para que o motorista esteja apto a agir de maneira mais tranquila e segura no seu dia a dia, evitando dores de cabeça e problemas de segurança em geral. Confira!

 

1) Posição do corpo

Praticar a direção defensiva significa ser capaz de prever situações de risco e conduzir seu veículo de forma a evitá-las. Para isso, a primeira coisa a se fazer é conferir se as condições de direção são as mais adequadas para você. Partiremos da posição do corpo.

O ideal é que você fique com braços e pernas ligeiramente dobrados e com as costas no encosto em um ângulo próximo a 90 graus. É importante que você se sinta confortável e tenha clara noção da visibilidade através de todos os espelhos.

Estique os braços em direção à frente do carro. Seu pulso deve tocar o alto do volante sem dificuldade, caso contrário pode ser necessário ajustar a posição do banco um pouco para a frente, evitando assim uma sobrecarga na sua coluna e proporcionando mais agilidade nas manobras.

2) Atenção aos itens de segurança

Desenvolva o hábito de afivelar o cinto assim que entrar no veículo, antes mesmo de ligar o carro. Certifique-se também que todos os ocupantes façam o mesmo. As estatísticas de trânsito mostram que essa simples ação faz uma diferença gigantesca em relação aos danos causados por um acidente.

Ninguém espera sair de casa e sofrer um acidente de trânsito, mas é melhor prevenir do que remediar. Portanto, mantenha os itens de segurança em boas condições. Cinto para todos os ocupantes, freios, estepe e triângulo de sinalização, por exemplo, devem ser regularmente checados.

No caso de frotas corporativas, é preciso incluir os itens de segurança na hora de selecionar os melhores veículos para a sua empresa. Zelando pela saúde e segurança dos motoristas você garante melhor qualidade no serviço e, consequentemente, retorno financeiro para a empresa.

Deixe uma resposta

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 503 Service Unavailable

Service Unavailable

The server is temporarily unable to service your request due to maintenance downtime or capacity problems. Please try again later.

Additionally, a 503 Service Unavailable error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.